Vai desbravar as belezas do Egito e ainda não sabe o que fazer no Cairo? Embarque comigo nessa viagem que tenho as dicas mais quentes de passeios na terra dos faraós!
O Cairo é uma cidade exótica, caótica e incrível! E se você está planejando uma viagem para o Egito, não pode deixar de separar ao menos 3 dias para explorar cada cantinho da capital.
Com um turismo que vai muito além das pirâmides do Egito, após minha viagem, preparei esse guia super completo com tudo o que você precisa saber para montar seu roteiro Cairo. Você vai encontrar aqui dicas valiosas que eu mesma gostaria de ter tido antes de viajar para o país.
Então, continue sua leitura para conhecer os passeios e pontos turísticos no Cairo!
Leia também:
Onde ficar no Cairo: as melhores (e piores!) áreas da cidade
O que fazer no Cairo 2024
Porta de entrada para quem chega ao Egito, o Cairo é uma cidade muitas vezes subestimada pelos viajantes. Contudo, você vai ver que existem pontos turísticos no Cairo que vão muito além daqueles ligados ao passado do faraós.
Antes de tudo, a capital egípcia é ponto de encontro de diversas culturas e passeando por suas ruas você consegue perceber a influência árabe, copta, dentre outras. Aliás, por falar em influência árabe, você sabia que o Cairo é conhecido como a Cidade dos Mil Minaretes? Existem diversas mesquitas que você ficará encantado ao conhecer.
Definitivamente, o Cairo é uma cidade de contrastes. Velho e novo coexistem lado a lado. E ao mesmo tempo que vemos um hotel luxuosíssimo, ao seu lado há um souk repleto de lojas antigas. Confesso que acho que é todo esse contraste e caos que tanto faz esse destino se tornar fascinante.
Mas afinal, quais são os TOP passeios e pontos turísticos do Cairo? Confira a lista a seguir daqueles locais que você não pode deixar de visitar:
- Ver de perto as Pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge
- Visitar a Pirâmide de Saqqara
- Fazer compras em Khan el Khalili
- Conhecer o Cairo islâmico
- Ir ao Museu do Cairo
- Conhecer a Cidadela de Saladino
- Ver a cidade do alto na Cairo Tower
- Assistir ao espetáculo de luz e som nas pirâmides
- Passeio de felucca pelo Rio Nilo
- Conhecer o Canal de Suez
Mas, se você é como eu e adora fazer passeios fora do óbvio nos lugares que visita, essa é minha sugestão pessoal:
- Ir ao Naguib Mahfouz Café
- Fazer um tour gastronômico pela capital egípcia
- Passear de quadriciclo pelo deserto até as pirâmides
- Assistir ao de Dervixes
Você sabia que pode comprar seus ingressos e passeios antecipadamente através do site da Civitatis? A grande vantagem é que eles aceitam pagamento em BRL e você ainda pode parcelar tudo em até 12x!
Dicas de Viagem: Cairo
Mas antes de sair explorando a capital do Egito, tenho algumas dicas práticas para compartilhar que serão bem úteis na hora de planejar sua viagem. Confira abaixo quais são elas:
Como chegar no Cairo?
Ao norte da África é onde fica Cairo, no Egito. Embora seja a capital do país, não existem voos diretos do Brasil para o Cairo. As companhias que operam no trajeto fazem, pelo menos, uma escala.
Atualmente existem voos saindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Existem diversas companhias que atuam no trecho. As principais empresas que fazem voos até lá são a Emirates e a Qatar Airways.
Você também consegue voos de outras companhias, como a Ethiopian e a ITA Airways. E o valor das passagens varia entre R$5.300,00 e R$7.200,00 ida e volta. Para conseguir preços melhores, vale comprar com bastante antecedência.
Como se locomover no Cairo?
A saber, eu preciso desaconselhar alugar um carro no Cairo, Egito. O trânsito por lá é totalmente caótico e o mesmo se aplica ao transporte público. Além disso, não é permitido que estrangeiros aluguem carros na capital egípcia.
Assim sendo, eu posso afirmar que a melhor forma de se locomover na capital é de Uber ou táxi. Caso opte por um táxi, lembre-se de acordar um preço com o motorista antes de iniciar a viagem.
Outra dica que posso dar é que você não precisará se preocupar com deslocamento até os pontos turísticos no Cairo se optar por comprar excursões e tours.
#DicaDaGaia: eu praticamente conheci tudo na minha lista de o que fazer no Cairo através de tours comprados pelas plataformas da Civitatis e do GetYourGuide. Esses são sites de confiança que eu recomendo, principalmente pela facilidade de comprar antecipadamente.
Qual a melhor época para visitar o Cairo?
Sem dúvida, a melhor época para conhecer o Cairo, Egito, é o inverno. Durante esses meses a temperatura fica mais amena e você consegue aproveitar melhor os passeios. Além disso, como as chuvas são escassas o ano inteiro, provavelmente você não terá problema com elas.
Fique atento ao calendário egípcio
Tendo em vista que o Egito é um país muçulmano, um aspecto bem importante na hora de montar o seu roteiro são os feriados e as datas religiosas. Por exemplo, durante o Ramadã, o horário de funcionamento dos comércios e atrações turísticas pode ser alterado.
Somado a isso, a sexta-feira é sempre um dia de folga nos países muçulmanos. Cuidado para não encaixar um passeio nesse dia e ele não estar funcionando.
Quantos dias ficar no Cairo?
Muitos viajantes se perguntam quantos dias é preciso para visitar tudo o que fazer no Cairo. Eu diria que 3 dias é a quantidade ideal de tempo para se passar na capital egípcia. Você vai conseguir fazer os principais passeios explorar bem o que a cidade tem a oferecer.
Quantos dias ficar no Cairo?
De fato, muitos viajantes se perguntam quanto tempo ficar no Cairo. Eu diria que 3 dias é a quantidade ideal de tempo para passar na capital egípcia. Você vai conseguir fazer os principais passeios explorar bem o que a cidade tem a oferecer.
Onde se hospedar no Cairo?
Definitivamente, a região do centro do Cairo, também chamada de Downtown, é o melhor ponto para sair para qualquer um dos pontos turísticos que a cidade oferece. Além disso, em Downtown Cairo, você encontrará opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. Não à toa, foi lá que escolhemos ficar.
Para quem busca uma hospedagem com conforto em primeiro lugar, o Fairmont Nile City é, sem dúvidas, a melhor opção de hotel na região central do Cairo. Agora, se você está procurando uma hospedagem com bom custo x benefício, o Heritage Hostel Cairo é uma excelente opção!
Para saber mais sobre as melhores (e piores!) áreas da cidade para se hospedar, confira nosso post sobre onde se hospedar no Cairo.
Preciso de seguro viagem Egito?
Apesar de não ser obrigatório para entrar no país, eu sempre recomendo adquirir um seguro viagem para qualquer viagem internacional. Aliás, essa é uma recomendação do governo brasileiro para todos os cidadãos que viajam para o exterior.
Tratando-se de um país exótico como o Egito, considero extremamente necessário adquirir um. Imagina ter uma intoxicação alimentar? Essa possibilidade é real, visto que as comidas são super condimentadas e diferentes do que estamos habituados a comer no Brasil.
Além disso, qualquer coisa de grave que aconteça pode te trazer uma bela dor de cabeça e os custos médicos por lá são elevadíssimos. Não dá para contar com a saúde pública e qualquer gasto com a saúde privada vai ser uma facada.
Eu sempre utilizo a ferramenta de comparação do Seguros Promo para encontrar a melhor opção de seguro para o meu perfil. Nela você vai encontrar as melhores seguradoras e preços que cabem no bolso.
Somos usuárias tão assíduas que temos até cupom de desconto para nossos leitores. Utilize o código AVENTURAS15 para ganhar 15% de desconto no valor final de qualquer seguro.
Para saber mais sobre o assunto, não deixe de ler sobre o seguro viagem Egito: como escolher a melhor opção e como contratar o serviço em uma empresa de confiança.
O que fazer no Cairo: principais pontos turísticos
Para quem vai ao Egito pela primeira vez, o Cairo é uma parada quase obrigatória. Além de ser uma porta de entrada para outros lugares imperdíveis no país, como Luxor e Aswan.
A capital egípcia carrega a fama de ser uma das cidades mais antigas do mundo. Além dos cartões postais, você precisará de tempo para explorar os mercados, museus, mesquitas e tudo o mais que a cidade oferece. Venha que vou te mostrar o que fazer no Cairo.
01. Pirâmides de Gizé
Vamos começar, claro, pelo clássico! Ir ao Cairo e não visitar as Pirâmides de Gizé é como ir para o Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor. Embora não sejam as únicas pirâmides no Egito, podemos dizer que elas são as principais. A complexidade e o tamanho das construções são realmente bem impressionantes.
Para se ter uma ideia de sua importância, elas são as únicas das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda existem. As pirâmides ficam num grande complexo arqueológico. No total, são três pirâmides (Quéops, Quéfren e Miquerinos).
Elas foram erguidas por volta de 2700 a.C. com a finalidade de se tornarem tumbas para os faraós e suas famílias. Rodeadas de simbolismos, elas ficam localizadas no lado oeste do Rio Nilo, que é onde o sol se põe e que simboliza o lado da morte.
O interessante é que até pouco tempo achava-se que elas foram erguidas por escravos, mas descobertas recente demonstram que foram profissionais remunerados os responsáveis pela construção.
Se você se animou para fazer esse passeio, nós contamos aqui no blog tudo sobre as Pirâmides do Egito: 10 dicas essenciais para a sua visita.
- Ingresso para o complexo das pirâmides: 200 EGP
- Ingresso para o interior da pirâmide de Queops: 400 EGP
- Ingresso para o interior da pirâmide de Quéfren: 100 EGP
- Ingresso para o interior da pirâmide de Miquerinos: 100EGP
#DicaDaGaia: Uma forma super legal de explorar esse ponto turístico tão importante é com o free tour. Ele dura um pouco mais de 3h e é extremamente enriquecedor. E mesmo que você tenha pouco tempo na cidade e queira saber o que fazer no Cairo em 1 dia, eu recomendo esse passeio.
Como o próprio nome já sugere, esse é um passeio sem custo. Entretanto, é de muito bom grado dar uma gorjeta para o seu guia, ao final. Ele se dispôs a caminhar com você compartilhando todo o seu conhecimento.
02. Pirâmide de Saqqara
Em seguida, bem pertinho do Cairo, a cerca de 33 quilômetros, está a Pirâmide de Saqqara. A importância dela não é pouca: trata-se da primeira pirâmide egípcia, com quase 4.700 anos de existência. Ela foi construída em homenagem à Djoser.
Essa pirâmide fica no maior sítio arqueológico de todo o Egito, com uma extensão de quase 6 quilômetros. Além disso, lá você encontra também outros túmulos e mais onze pirâmides (embora nem todas estejam abertas ao público), que frequentemente sofrem atualizações, já que constantemente há novas descobertas sobre as estruturas que estão ali.
- Horário de funcionamento: Diariamente das 08h às 17h
- Ingresso com acesso a todo o sítio arqueológico de Saqqara: 600 EGP
Dica: separe um dia para fazer um intensivão nas pirâmides
O complexo de Saqqara fica localizado na cidade de mesmo nome – Saqqara, a necrópole de Memphis, capital do Egito Antigo. Para conhecê-lo, sugiro fazer um tour de um dia inteiro que engloba tanto as Pirâmides de Gizé quanto as Pirâmides de Saqqara. Reserve com antecedência para garantir seu lugar no tour.
03. Museu Egípcio
Por sua vez, o Museu Egípcio do Cairo é o mais importante do país e um dos mais relevantes para a história do mundo como conhecemos hoje. Ele fica localizado na Praça Tahrir, bem no centro da capital.
Inaugurado em 1863, o museu tem um impressionante acervo com cerca de 120 mil peças, que incluem peças do império antigo, as múmias reais, estátuas como a de Nefertiti e, o mais famoso: o tesouro encontrado na tumba do faraó Tutankamon.
O tesouro de Tutankamon é o grande destaque do museu, e fica nas alas leste e norte. São aproximadamente 1.700 peças que compõem o conjunto, sendo uma delas conhecida dos livros de história, que é a máscara do faraó em tamanho real toda feita em ouro.
E quanto a necessidade de guia, não julgo inteiramente necessário. Nós mesmos não contratamos um, mas a visita fica muito mais enriquecedora com um guia compartilhando o melhor de cada ala.
E se você estiver interessado para ler mais sobre o Museu do Cairo, o post do blog D&D Mundo A fora é bem legal.
- Horário de funcionamento: Diariamente, das 9h às 19h.
- Ingresso: 300 EGP (estudantes pagam meia entrada) – você pode comprar seu ingresso antecipado aqui.
- Autorização para fotos: 50 EGP
- Autorização para vídeos: 300 EGP
04. Khan el Khalili
Em seguida, o Khan el Khalili reflete bem esse aspecto meio babilônico e bagunçado que é a cidade! Ele é um grande mercado e fica numa antiga região comercial da cidade. Uma ótima sugestão de o que fazer no Cairo de graça, por exemplo.
O Khan el Khalili é um verdadeiro labirinto de ruas cheias de coisas incríveis para ver, comprar e, principalmente, negociar! Aliás, a palavra de ordem no mercado é negociação! Como não temos essa cultura no Brasil, pode ser um pouco difícil no início, mas depois que você pegar o jeito, vai conseguir fazer ótimas pechinchas! Confira minhas dicas de compras e de barganha no vídeo abaixo!
O legal é que a história do mercado se mistura com a do Cairo, já que ele foi fundamental para tornar a cidade um ponto tradicional de comércio para o Egito, juntamente com o Al-Muski (outro mercado importante da cidade).
O Khan el Khalilli foi o melhor lugar que encontrei para fazer compras em todo o Egito! Não só porque as mercadorias são lindas, mas também pela variedade de produtos que você encontra por lá: são opções super legais de tecidos, artesanato, roupas, temperos e itens de decoração.
Além de ser um lugar incrível para passar uma tarde, é uma ótima opção de onde encontrar lembrancinhas e comprar coisas diferentes do que se costuma ver nas lojas turísticas mais comuns.
05. Naguib Mahfouz Café
Ainda dentro do Khan el Khalili, não deixe de conhecer o Naguib Mahfouz Café. Ele é um restaurante super tradicional que fica no coração do mercado e é um espaço belíssimo. Vale a pena passar por lá para fazer qualquer refeição, seja um almoço, um lanche ou mesmo para um chá ou café.
Num dia de maratona de compras pelo mercado, é uma excelente aposta fazer uma pausa por lá para comer bem e experimentar uma variedade incrível de pratos típicos da culinária árabe.
Além da deliciosa comida, o restaurante sustenta a boa reputação por ter também um atendimento são excelentes. Não deixe de incluí-lo em sua lista de o que fazer no centro do Cairo.
- Horário de Funcionamento: Diariamente, das 10h até 1h.
Dica de quem viaja com frequência a mais de 10 anos:
NUNCA viaje sem seguro viagem. Já adquiriu o seu?
06. Cairo islâmico
Para além das pirâmides e dos faraós, o dia a dia no Cairo é fortemente marcado pela tradição do Islã. Com mais de um milênio de transformações, a cultura egípcia carrega traços bem marcantes da cultura árabe.
Assim, conhecer o Cairo islâmico é uma oportunidade de explorar um outro lado do Egito, visitando construções e monumentos de um período histórico mais recente e também super importante para o país.
A religião islâmica, que tomou conta da cidade a partir do século X, fez com que o Cairo ganhasse o apelido de “a cidade dos mil minaretes“. Isso porque a impressionante quantidade de monumentos – são cerca de 800, com construções como mesquitas e fontes – mostra a grandiosidade da religião e seu valor para a cultura local.
O que conhecer no Cairo Islâmico
Dentre tantas mesquitas e prédios históricos, quais são os mais legais para visitar no Cairo? Realmente são muitas e se você tiver mais dias na cidade e quiser saber o que fazer no Cairo em 7 dias, por exemplo, recomendo visitar algumas delas, pois vale muito a pena.
Listo abaixo as mesquitas mais incríveis para você inserir no seu roteiro:
Mesquita Muhammad Ali
A Mesquita Muhammad Ali é uma das principais e mais conhecidas no Cairo islâmico. Ela fica no topo da Cidadela, uma fortaleza medieval localizada no alto de uma colina.
O visual da Mesquita Muhammad Ali lembra bastante o da Mesquita Azul, na Turquia. A semelhança não é por acaso, já que o Egito era província do império otomano na época em que a mesquita foi construída por Muhammad Ali, que participou da fundação do Egito moderno.
Por dentro, a sua estrutura é incrivelmente bonita, com riqueza de detalhes e tudo feito em mármore e alabastro. Vale ir até lá por conta da beleza do monumento, da história do lugar e pela paisagem que se tem lá do alto.
É importante saber que esse é um lugar sagrado para os locais. Por isso, é preciso saber como se vestir no Cairo, Egito se quiser ir ao interior dessa e de outras mesquitas.
- Horário de Funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h.
- Ingresso: 180 EGP
Mesquita Ibn Tulun
A Mesquita Ibn Tulun é a mais antiga do Cairo, tendo sido construída em 879 d.C. Além de ser a mais antiga é considerada também a maior do Egito (e uma das maiores do mundo) em termos de área de terreno ocupado (são cerca de 7 hectares).
Ela foi construída por Ahmad Ibn Tulun para abrigar as tropas durante as orações de sexta-feira. Por dentro, ela tem alguns pátios, com galerias e decoração super rica e detalhada. Outra curiosidade é que o minarete, aquelas torres que ficam do lado de fora, é a única desse tipo no Egito e se tornou um símbolo do Cairo.
- Horário de Funcionamento: Diariamente, das 8h às 18h.
- Entrada gratuita
Mesquita Al-Azhar
Outro local bem importante dentro do Cairo islâmico é a Mesquita Al-Alzhar. A sua relevância se dá não apenas pela sua arquitetura única, mas também por sua história. Ela foi construída em 970 d.C e, pouco menos de 30 anos depois, passou a abrigar a maior universidade do Egito (e a segunda mais antiga do mundo).
Ela é um verdadeiro um oásis no meio do Cairo. Por lá, a tranquilidade reina, pessoas estudam, rezam e se encontram. Vale a pena começar sua lista de o que fazer no Cairo islâmico por ela.
- Horário de Funcionamento: Diariamente, das 8h às 16h.
- Ingresso: 150 EGP
Mesquita Sultan Hassan
Com um estilo bem parecido ao da Mesquita Al-Azhar, a Mesquita Sultan Hassan é outra das que figuram entre as imperdíveis para se conhecer no Cairo. Ela fica bem pertinho da Cidadela. Logo ao lado dela fica outra mesquita, a de Madrassa, então vale conhecer as duas na mesma visita.
A Mesquita Sultan Hassan tem uma arquitetura incrível, sendo uma das maiores do Cairo. Por dentro, além de todos os seus detalhes, ela também tem um pátio aberto com uma fonte no meio.
- Horário de Funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h.
- Ingresso: 25 EGP
Leia também:
Roteiro Egito: o melhor guia GRATUITO para você montar seu roteiro
O que fazer no Cairo: experiências imperdíveis
Além dos tradicionais pontos turísticos Cairo, eu sou do tipo de viajante que gosta de mergulhar em experiências diferentes. Então, aqui vão alguns passeios que vão te levar para fora do roteiro convencional de o que fazer no Cairo.
07. Jantar em algum restaurante à beira do Rio Nilo – O que fazer no Cairo à noite
É claro que é incrível conhecer os pontos turísticos mais importantes e ficar por dentro de cada detalhe da história do Egito pelas atrações que o Cairo tem a oferecer. No entanto, você também pode optar por uma experiência bem mais sossegada e diferente para relaxar em uma das noites, jantando em algum restaurante à beira do Rio Nilo.
Quando estive lá, jantei no restaurante do Hotel Intercontinental Semiramis. O cardápio é um mix de pratos da culinária italiana, tailandesa e libanesa. Além de comer super bem, certamente a melhor parte de jantar por lá é a vista linda para o Nilo à noite.
Entretanto, você também pode optar pelo cruzeiro pelo Nilo com jantar e espetáculo! Essa é uma alternativa super charmosa de o que fazer no Cairo!
08. Passeio de felucca pelo Rio Nilo
Se você viu postais do Egito, provavelmente já deve ter se deparado com aqueles barcos à vela que navegam pelo Rio Nilo. Esses barcos são conhecidos como feluccas, e são usados como transporte pela população, mas são também uma super atração turística.
Além de ser uma super experiência passear (e molhar os pés!) por um dos rios mais importantes do mundo, a paisagem é maravilhosa! Uma coisa super bacana é que esse passeio é feito bem próximo ao horário do pôr do sol para ter um visual ainda mais lindo.
De quebra, você ainda vê a agitação da cidade à noite começando. Esse passeio se encaixa super bem em quem deseja saber o que fazer no Cairo em 3 ou 4 dias!
Os barcos têm capacidade para 10 a 15 pessoas, mas com sorte você consegue até pegar uma viagem praticamente vazia, dependendo do dia. Se preferir, pode optar por ir em uma felucca turística e já reservar sua vaga antecipadamente, para evitar as filas que acontecem invariavelmente.
09. Tour Gastronômico
Vocês sabem que eu adoro experimentar sabores novos, né? Por isso, como parte da experiência de viajar para a capital do Egito, fazer um tour gastronômico pode ser uma ótima opção do que fazer no Cairo e uma ótima chance de conhecer os sabores egípcios.
Em um tour gastronômico, você pode passear por alguns dos principais restaurantes, degustando os pratos e aprendendo um pouco mais sobre a cultura egípcia.
A explosão de sabores é certa! Resta saber qual aperitivo você vai querer repetir em outros dias!
10. Observar o skyline da Cairo Tower
Por fim, que tal conhecer o Cairo de um ponto de vista diferente? A Cairo Tower fica na Ilha Gezira, em Zamelek, e do alto ela proporciona uma vista panorâmica da cidade. Ah! O pôr do sol por aqui é um dos mais bonitos da região.
A torre conta ainda com duas opções gastronômicas bem legais, o Sky Window Café e o 360 Revolving Restaurant. Sem dúvida, uma ótima dica para quem quer saber o que fazer de diferente no Cairo.
- Horário de funcionamento: Diariamente das 9h às 00h
- Ingresso: 200 EGP
11. Espetáculo com jantar nas Pirâmides de Gizé
Que as Pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge estão entre os grandes pontos turísticos do Cairo e do Egito mais procurados pelos turistas você já sabe, né? E que tal participar de uma experiência totalmente diferente nesses monumentos?
O espetáculo de luz e som no conjunto arqueológico das pirâmides de Gizé é incrível e permite uma imersão no tempo dos faraós. Para encerrar a noite com chave de ouro, um jantar tradicional é servido em um restaurante próximo das pirâmides.
12. Tour de quadriciclo pelas pirâmides de Gizé
Agora, se você é do time que curte emoções mais fortes, recomendo o tour de quadriciclo pelas Pirâmides de Gizé. A aventura é super divertida e possibilita explorar esses ícones egípcios de uma forma totalmente diferente.
Mesmo que você nunca tenha andado de quadriciclo antes, não precisa se preocupar. Antes de iniciar o passeio, um instrutor explica como conduzir o veículo.
Como o quadriciclo cabem 2 pessoas, esse é o passeio ideal para quem procura o que fazer no Cairo a dois. Aproveite para se aventurar com o seu amor!
O que fazer perto do Cairo, no Egito
E você não precisa se restringir apenas à cidade do Cairo. Existe muito o que se ver a uma curta distância da capital. Por exemplo, se você tiver mais tempo e quiser dicas de o que fazer no Cairo em 7 dias, pense em incluir alguns dos passeios a seguir no seu roteiro.
13. Bate e volta para Alexandria
Outro passeio super bacana que você pode fazer é o tour de um dia à Alexandria. Essa é uma verdadeira volta ao tempo, principalmente se você fizer a excursão com guia. Assim, você terá toda a explicação que passa desde o período Clássico, passando também pelos romanos e chegando na atualidade.
Em Alexandria, há alguns pontos principais para conhecer. Um deles é o teatro romano de Kom El-Dela, que é todo em mármore. As Catacumbas de Kom el Shoqafa – uma mistura cultura egípcia, grega e romana – e a famosa Biblioteca de Alexandria, também não podem ficar de fora do seu roteiro.
Outro ponto turístico imperdível são as muralhas da Cidadela de Qaitbay. Mas não se preocupe, em um tour guiado, você será direcionado a esses lugares com um guia que fala em português. Isso facilita bastante se você não entender muito bem outro idioma.
14. Conhecer a Cidadela de Saladino
Patrimônio Mundial da UNESCO, a Cidadela de Saladino é um lugar fascinante. Ela fica no topo das colinas de Mokattam e durante muito tempo foi sede do governo egípcio.
Além da Mesquita de Muhammad Ali, a cidadela de Saladino abriga também o Gawhara Terrace. De lá você tem uma das visões mais bonitas do Cairo e se for um dia com tempo bom é possível avistar até as Pirâmides de Gizé.
E o mais legal é que esse é um passeio para todas as idades, sendo assim uma ótima dica de o que fazer no Cairo com crianças.
15. Excursão ao Canal de Suez
Principal conexão entre a Europa, a Ásia e a África, o Canal de Suez é uma das obras de engenharia mais importantes do Egito e do mundo. E é claro que não poderia deixar de visitá-lo também com um tour guiado.
Eu finalmente me rendi e entendi que a presença de um guia é fundamental para que eu não ficasse apenas olhando monumentos sem saber o verdadeiro sentido daquilo estar ali, sabe?
A primeira parada do passeio é em Ismaília, cidade que foi projetada especialmente para ser o centro de operações para coordenar as obras do Canal de Suez.
Após o breve passeio chegamos às margens do Canal de Suez e podemos apreciar os navios passando, enquanto o guia nos conta a história do local. Certamente uma dica bem legal de o que fazer no Cairo, Egito.
Leia também:
Roteiro Egito: o melhor guia GRATUITO para você montar seu roteiro
Roteiro Cairo
Agora que você já sabe o que fazer no Cairo, basta pensar em como encaixar todas as atividades no seu roteiro. Como são muitas atrações e nem sempre é possível explorar todas, preparei alguns roteiros com sugestões do que fazer no Cairo para viagens de dois, três ou cinco dias por lá.
O que fazer no Cairo em 2 dias
Para quem vai passar rápido pelo Cairo, a melhor aposta é aproveitar o tempo para conhecer as atrações principais. Assim, no primeiro dia, você pode fazer o passeio pelo complexo de Gizé para conhecer as pirâmides e a esfinge, ou seja, os pontos turísticos do Cairo.
Então, dê uma olhada na minha sugestão de o que fazer no Cairo em 2 dias.
- Dia 01: Complexo de Gizé + passeio de felucca + jantar na beira do Nilo
- Dia 02: Museu Egípcio + Khan el Khalili + Naguib Mahfouz Café + Mesquita Muhammad Ali
O que fazer no Cairo em 3 dias
Tendo um pouco mais de tempo, você pode aproveitar para fazer algum tour na lista de o que fazer no Cairo em 3 dias. Minha sugestão é você adicionar ao roteiro anterior o Cairo islâmico. Outra opção legal para o último dia é fazer o tour de um dia até Alexandria.
O que fazer no Cairo em 5 dias
Por fim, se você quer explorar a fundo cada cantinho do Cairo, o tempo ideal por lá é de cinco dias. Com uma estadia mais longa, é possível ir aos principais monumentos e ainda fazer passeios guiados com bastante calma.
Anote aí a sugestão para o que fazer no Cairo em 5 dias:
- Dia 01: pirâmides de Gizé e a esfinge + tour gastronômico
- Dia 02: Saqqara + jantar à beira do Rio Nilo
- Dia 03: tour à Alexandria
- Dia 04: Museu Egípcio pela manhã + Cairo islâmico + Cidadela
- Dia 05: Khan el Khalili + passeio de felucca pelo Rio Nilo.
Dúvidas frequentes de quem procura o que fazer no Cairo
Caso surja alguma dúvida na hora de montar seu roteiro Cairo, saiba que é super normal. Inclusive, nossos leitores mandaram diversas perguntas sobre o destino e vamos respondê-las agora.
Preciso de visto para entrar no Egito?
Sim, brasileiros precisam tirar o visto de turista para atravessar as fronteiras egípcias, mas fique tranquilo porque o processo é bem simples. Você pode solicitar o visto na hora que chegar no aeroporto ou então adiantar o processo indo em uma das embaixadas do país no Rio de Janeiro ou Brasília.
Para maiores informações, acesse o site do Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores.
O que fazer no Cairo à noite
Depois que o Sol se pôr, ainda existem muitas coisas legais para quem procura o que fazer no Cairo à noite. Confira algumas sugestões:
- Assistir ao show de luz e som nas pirâmides
- Passear no Mercado Khan El Khalili
- Admirar a cidade na Cairo Tower
- Jantar em um Cruzeiro pelo Nilo
O que fazer no Cairo com crianças:
Em seguida, temos a lista de o que fazer no Cairo com crianças, para quem está viajando com os pequenos:
- Conhecer as pirâmides de Gizé
- Explorar o Museu do Cairo
- Ver a cidade de cima da Cairo Tower
- Fazer um passeio de Felucca
- Conhecer Alexandria
O que fazer no Cairo de graça:
Passeios 0800? Temos! Veja minha sugestão de o que fazer no Cairo de Graça:
- Conhecer a parte copta do Cairo
- Passear pelas ruas de Khan El Khalili
- Visitar as mesquitas
- Se impressionar com a perfeição da Cave Church
- Passear no Mall of Arabias
Onde comer no Cairo
Não importa quanto tempo ficar no Cairo, se você quer conhecer o melhor da gastronomia local, visite alguns dos restaurantes a seguir:
- Al Khal Egyptian Restaurant – Ambiente tradicional e um dos melhores lugares para provar os sabores locais.
- ZEN Cafe & Lounge – Ambiente descolado e moderno; ideal para fazer um lanche.
- O Tarbouche – Comida local e localizado em um barco atracado no Nilo.
Pronto para decidir o que fazer no Cairo?
Essas são as nossas dicas dos passeios imperdíveis no Cairo e tenho certeza que depois de ler este artigo você conseguirá montar seu roteiro com muito mais segurança!
Caso você já tenha ido ou tenha vontade de conhecer algum outro lugar incrível por lá, conta a sua experiência pra gente aqui também!
Continue o planejamento da sua viagem:
Chip de viagem Egito (com cupom de desconto!)
Visto Egito: Como tirar o visto de turista para o Egito
As dicas são muito valiosas. Obrigada!
Que bom, Fernanda! Espero que faça uma boa viagem ao Egito! O país é incrível. Cultura, gastronomia e paisagens muito diferentes do que temos aqui.
Boa tarde Gaia
tenho duas dúvidas, é vivael para fazer os passeios ficar hospedado em Gizé em uma hotel com vista para as piramides ou no centro de cairo ? fica muito longe das mesquistas e mercado ?
Vc tem alguma indicação e hotel com vista para as piramides ?
Muito obrigado pelas dicas e parabens pelo blog
Oi Gabriel! Super dá para ficar pertinho das pirâmides, mas é longe do restante do Cairo. Então recomendo planejar seu passeio pelas mesquitas e pelo mercado em 1 único dia para evitar muito deslocamento e custo extra.
Olá, obrigada pelas dicas. Terei apenas 1 dia no Cairo.. é possível fazer as pirâmides e o Museu de manhã e ir à Saqqara/ Memphis a tarde? Precisa de agência ou vai de Uber? Obrigada!
Oi querida! Sugiro que você contrate um guia para fazer isso tudo em apenas 1 dia. Dessa forma você já terá transporte incluído e não precisará se preocupar com deslocamento. Eu fechei o tour pelas pirâmides num site chamado Get Your Guide. Eles tem diversas opções de tours já fechados. Você pode ver se algum deles combina com o que você busca. Vou deixar o link aqui: https://www.getyourguide.com.br/s/?partner_id=IDD8J5F&utm_medium=online_publisher&utm_source=mala_de_aventuras¤cy=EUR
Oie, obrigada pelas dicas!! Estou na duvida de quanto dinheiro vivo em moeda egípcia eu levo. Vc geralmente pagava as coisas no cartão de credito ou em dinheiro vivo? Imagino que gorjetas dos tours e compras no mercado devem ser em dinheiro local, certo?